sexta-feira, 27 de julho de 2012

Curso a4 - Petrópolis

No dia 26/07/12 o Tio Júlio levou alguns alunos do pré-vestibular do Curso a4 (Vilar dos Teles) para uma "aula de campo" na cidade de Petrópolis.
A "aula-passeio" teve início em um dos principais pontos turísticos e históricos de Petrópolis: o Quitandinha.






Em seguida o grupo foi conhecer a casa do colono, que é um museu que retrata a história da colonização de Petrópolis, no final do século XIX, pelos primeiros alemães que ali chegaram.
A casa (hoje remodelada) foi a moradia da família Kaiser, um dos primeiros imigrantes alemães em Petrópolis.





O museu está repleto de fotos e objetos de uso pessoal que mostram como viviam os primeiros imigrantes alemães em Petrópolis.









Da casa do colono os pré-vestibulandos foram até o Museu Imperial, o ponto turístico mais visitado de Petrópolis. Lá, que era uma das residencias da família imperial (residência de verão) possui enorme acervo sobre a família imperial (quadros, objetos de uso pessoal, jóias, mobiliário, etc) que retrata parte de uma época importantíssima na história do Brasil.





O museu imperial foi construído em estilo neoclássico  muito comum na época.
Uma monitora do próprio museu guiou toda a visitação no interior do museu, trazendo muita informação aos alunos.







No deslocamento entre o prédio principal do Museu Imperial e onde estão expostas as carruagens, pose para foto. De blusa preta o Diretor do Curso a4, José Wilson. Ao seu lado o professor e um dos idealizadores do passeio, Bruno.







A carruagem de gala do Imperador D. Pedro II passando por restauração.










O grupo posando em frente a 1ª locomotiva do Brasil, a Leopoldina.










Praça do 14 BIS, minutos antes do almoço.











A jovem Raissa, na Encantada ou, Casa de Santos Dumont.
Projetada pelo próprio Santos Dumont, a casa era ultra-moderna para os padrões da época.








A aluna Priscila também posou para a lente do Tio Júlio, no interior da "Encantada".










Os professores Glauco (foto) e Rafael, ambos de física, aproveitaram os ensinamentos deixados por Santos Dumont para fazerem uma explanação da matéria que lecionam.








A belíssima Catedral Metropolitana. Construída em estilo neogótico, é sem dúvida um dos pontos turísticos mais visitados de Petrópolis.
Lá encontram-se os restos mortais de D. Pedro II, sua esposa D. Maria Tereza, sua filha, a Princesa Isabel e ainda do Conde D'Eu, marido da Princesa Isabel.










E mais uma vez o grupo reunido na escadaria da Catedral, com o Tio Júlio à frente.










Os alunos também conheceram o Palácio de Cristal, um presente do Conde D'Eu para sua esposa, a Princesa Isabel.









Tio Júlio entre os professores do a4, um curso que já está solidificado como um dos que mais aprova em concursos.
Da esquerda pra direita: Glauco, Bruno, José Wilson, Tio Júlio e Rafael.
Um agradecimento especial ao amigo e agora parceiro, José Wilson, pela oportunidade de mostrar a qualidade dos passeios do Tio Júlio. Que seja o 1º de muitos outros.










Novo Rumo - Chéz Bon Bon

Em julho/12 o Tio Júlio levou algumas turmas do Colégio Novo Rumo (Éden) para uma aula bem inovadora na fábrica de bombons Chéz Bon Bon, que fica no bairro de São Cristóvão/RJ








As turmas eram do ensino fundamental I, que vai da pré-escola até o 5º ano de escolaridade. 










Na visitação à fábrica, os alunos aprendem várias coisas relacionadas à origem do chocolate. 
Um dos pontos altos é quando as crianças fazem seus próprios bombons.




















Enquanto esperavam os bombons ficarem prontos, os alunos puderam degustar frutas banhadas no mais puro chocolate. Será que eles gostaram?









No final da visitação os alunos foram conhecer os equipamentos e máquinas responsáveis pela fabricação dos bombons, sempre com a presença da monitora.








Os professores que acompanharam os alunos não fizeram por menos e entre uma "aula" e outra aproveitaram para saborear esse que é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo.








Esse aí se deixassem entrava na máquina de chocolate!











Bauernfest 2012

Em 08/07/12 o Tio Júlio conduziu um grupão (2 ônibus) até Petrópolis, onde se realizava a Bauernfest (festa do colono alemão), uma das mais tradicionais festas da cidade.
Na foto ao lado a família dos mais novos amigos do Tio Júlio. À esquerda a Giovana, ao seu lado Gustavo, em seguida o "paizão" Guilherme e à direita na foto a esposa do amigo Guilherme, Lourdes.




Mais uma vez a família do amigo Guilherme, nesta foto ao lado do Tio Júlio.
A festa acontece na rua da fábrica de cervejas Bohemia, a 1ª cerveja produzida no Brasil.








Na foto ao lado alguns dos amigos de magistério, além de uma nova cliente/passageira e agora amiga Cláudia (mais à esquerda). Compõem a foto: Johab e sua esposa Aline, Fátima, Tio Júlio, Angélica e Cátia.













Grupos folclóricos se apresentaram com danças típicas alemãs.









A nota "chata" do passeio foi a chuva que caiu insistentemente durante todo o dia, atrapalhando a locomoção das pessoas pela cidade e pela festa e aumentando ainda mais o frio.









Na foto ao lado uma grande amiga e passageira de outros passeios, Bárbara (de casaco cinza). Neste evento ela "recrutou" um grupo de amigas(os) muito animadas(os) e que espero que estejam em outros passeios do Tio Júlio. A sorridente Simone curtiu o passeio apesar do mau tempo.






no outro lado da mesa estavam: Marta (casaco marrom), Nilza (no centro) e Ana Clara.